Blog de arquitetura e design da Libertà

Papel de parede e sua versatilidade

Papel de parede e sua versatilidade

por Anna Niemeier - Designer

Quando pensamos em um ambiente novo e sua decoração, já temos ideia dos itens que irão compô-lo, mas algo sempre assombra as pessoas nessa fase: “e se eu enjoar da decoração?” Sabemos que nem sempre é viável financeiramente a troca completa de todos os itens decorativos, sem mencionar que não é algo que o planeta possa absorver, contudo, uma prática eficiente e de fácil solução são os papéis de parede.

Inicialmente sua função não era de adornar e nem embelezar os espaços, mas apenas de uso funcional e simples. Com o passar do tempo e evolução das técnicas de produção, esse item passou a ser valorizado e desejado pelos mais nobres, levando assim muitos artistas a inovarem tanto na técnica, quanto nos materiais e elementos de inspiração.

Um dos nomes de grande destaque é o de William Morris. Ele iniciou ousar uma nova proposta de papéis de parede nos anos de 1860 e 1870, apostando em padrões com frutas, folhas e flores, o que se diferenciava muito dos padrões medievais da época vitoriana. Apostando em padrões claros e planos, sua visão só ganhou notoriedade a partir de 1890, quando seus padrões de papéis e tecidos eram vistos em grande proporção nas residências de classe média instruída, e não somente da alta elite. Os padrões com frutas e demais itens botânicos ainda são comercializados atualmente, atestando seu talento e sua visão avançada para a época.

Esse é apenas um dos artista que mudaram nossa forma de vermos os papéis de parede. Cada vez mais eles têm adentrado as casas e ganhado seu espaço, e tudo isso a evolução dos métodos de confecção e de instalação, que facilitam e atraem cada vez mais adeptos. Sua aplicação é fácil, podendo ser aplicados em diversas paredes, com grande variedade de tipos. Sua limpeza e manutenção são ágeis, o que também cativa o público, e isso sem mencionar a questão da durabilidade dos materiais.

Por aqui já temos motivos suficientes para afirmar que o papel de parede é o melhor amigo de qualquer pessoa que gosta de mudar e renovar os ambientes sem o típico quebra-quebra de parede e mudanças drásticas de mobiliário, mas por fim, e não menos importante, o fato da expressão de personalidade e essência através de padrões é um dos elementos de maior decisão na aquisição desse item.

E você, já pensou em como pode mudar seus ambientes com a simples aplicação de papéis de parede versáteis e diversificados. Conhecia todas essas vantagens e a história desse item decorativo e tão simbólico? Conta pra gente!  

 

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar