Blog de arquitetura e design da Libertà
Geração "Pinterest"
por Arq. Daniele Biessek
A internet sem sombra de dúvidas facilita muito a nossa vida, nos trazendo informação de forma muito fácil e rápida.
Porém, a grande quantidade de referências acabou desencadeando a chamada “Geração Pinterest”, que é a geração em que as pessoas buscam referências do que “acham” que querem em seus projetos, sem ao menos se questionar se aquilo serve ou não para elas.
Sabia que a neurociência tem uma explicação para isso?
Sim, são os chamados neurônios espelho, que “copiam” o que o outro faz ou tem e querem ter também. Meu cérebro vê o que está na moda e quer ter também, pois se eu não estiver “na moda” me sentirei excluído.
E mais, pessoas com problemas emocionais são mais suscetíveis a ceder às tendências, pois de uma forma elas precisam se encaixar para serem aceitas na sociedade. Isso serve tanto para moda de roupas, como para tendências de arquitetura e design.
Não são poucos os casos em que o cliente chega com várias imagens referenciais e quando aplicamos o briefing e conversamos com ele para entender melhor seu estilo de vida, seus objetivos, descobrimos que aquelas imagens referenciais nada tem a ver com o perfil dele. Um exemplo disso é uma pessoa com perfil mais bagunceiro querer ambientes integrados e abertos, que necessitem de mais organização por ficarem mais expostos. Futuramente, ela pode vir a evitar receber visitas por não conseguir manter seu ambiente organizado, o que faz parte do seu jeito de ser, e isso pode lhe trazer problemas emocionais mais graves, como fobia social, depressão entre outros.
Podemos sim buscar referências externas, mas sempre levando em conta o que serve para cada situação, para cada cliente conforme o seu perfil.
E você, tem necessidade de seguir a moda e as tendências? Como está o seu emocional? Costuma buscar referências na internet quando pensa em projetos, reformas, móveis, decoração?
Gostou deste conteúdo? Então comenta o que você achou.