Blog de arquitetura e design da Libertà

Pensar para projetar

Pensar para projetar 

por Anna Niemeier - Designer

Mais do que somente preencher um espaço com móveis e apetrechos, o design de interiores tem como objetivo outras questões, mas quais seriam elas? Não seria apenas tornar um ambiente bonito e agradável a olhos vistos? Ou inserir objetos que sejam do agrado de quem irá morar ali?

Não, para projetar é preciso pensar em muitos aspectos, detalhes e ter muitas percepções que acabam passando despercebidas, então vamos elencar aqui alguns pontos que são primordiais para nós, e que buscamos seguir para um bom projeto de interiores.

Em primeiro lugar podemos citar o item planejar. Sim, é algo óbvio de se pensar já que se está contratando uma equipe de profissionais para isso, porém quando você planeja algo você dá a devida atenção a isso, pensa em cada detalhe e em todas as possibilidades que sua imaginação pode conceber naquele momento. Quando planejado de forma ampla e consciente as chances de você se frustrar são infimamente menores, pois cada detalhe terá sido analisado e estudado por nós e nossas capacidades profissionais distintas. Essa é uma das grandes vantagens da nossa equipe multidisciplinar, pensar por diferentes perspectivas e pontos de vistas, considerando a concepção do projeto a partir de áreas e saberes diferentes.

Depois de iniciar o planejamento, vamos focar na estética, que é outro ponto de grande destaque quando falamos de design de interiores. É preciso entender cada cliente, suas peculiaridades, gostos, preferências, sejam elas positivas ou não, para então compor o campo visual e fazer com que o mesmo seja alvo de satisfação, bem estar e aconchego. Logo, temos o conforto ganhando destaque, pois de nada adianta um ambiente belo se o mesmo não nos proporciona vontade em estar nele e ali permanecer. Você não quer uma sala de estar que não lhe traga a sensação de bem estar e aconchego com a família, assim como um quarto em que você se sente sempre cansado também não lhe fará feliz. Pequenas análises e observações são muito importantes para que tudo isso funcione de forma harmônica e que seu subconsciente lhe envie as mensagens corretas. Para que isso se concretize a neuroarquitetura, o feng shui e o design agem em conjunto como uma orquestra, para que tudo chegue até você da melhor forma possível.

A saúde e a segurança de cada espaço projetado são itens de grande responsabilidade de todos os profissionais, pois impactam diretamente a cada cliente a curto, médio e longo prazo. Buscamos trabalhar cada uma dessas questões de forma que o projeto desenvolvido seja transformado em lar quando executado, sem abdicar do que é fundamental para garantir esses tópicos. Mas o que seria garantir a saúde ou a segurança em um lar? Bem, eles podem ser desde itens simples como um corrimão adequado na escada para que não aja a possibilidade de acidente ao subir ou descer, ou então uma observação sobre o melhor posicionamento de determinada área da casa, como por exemplo, a área de serviço. Imagine que você irá estender suas roupas e precisará cruzar toda a área externa da casa para chegar ao varal, você estará forçando sua coluna ao carregar o peso das roupas, estará despendendo de um tempo e esforço extra pois no desenvolvimento do projeto isso não foi considerado. São situações simples que fazem toda a diferença no final e no cotidiano de cada morador.

Por último, e não menos importante, temos o tópico funcionalidade do local. Cada espaço tem a sua função e é muito importante que as pessoas que irão habitar estes espaços pensem e informem quais suas perspectivas de utilização para cada cômodo. Um quarto com função de home office em conjunto, por exemplo, terá uma configuração e um planejamento diferente de um quarto apenas para dormir. Ambos serão quartos, mas precisarão de móveis diferentes, pontos de luz e de apoio pré-estabelecidos, projeção do fluxo do espaço também diferenciados, entre outros detalhes como a estética e o aconchego ao permanecer nesses espaços.

Como podemos perceber um projeto de interiores vai muito além de ser bonito, harmônico, funcional e seguro, ele é tudo isso e muito mais, por isso a importância de se eleger uma equipe competente e preparada para o planejamento e execução de cada fase. Nós enquanto Libertà, estamos em constante evolução e desenvolvendo das nossas potencialidades para podermos proporcionar exclusividade e bem estar a cada cliente que acredita no nosso trabalho, pois nós acreditamos em cada projeto que fazemos. A satisfação e alegria são e sempre serão nosso norte ao projetar.

Então, ficou interessado na nossa forma de projetar e realizar sonhos? Entre em contato que adoraremos trocar mil ideias e lhe proporcionar o que há de melhor para você!

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar