Blog de arquitetura e design da Libertà

Biofilia - Como a natureza pode melhorar nossos ambientes

Biofilia - Como a natureza pode melhorar nossos ambientes

por Arqª Daniele Biessek

O trabalho do arquiteto vai muito além de desenvolver projetos, pois ele tem o poder de proporcionar ambientes que sejam benéficos aos usuários, ou o oposto disso quando não são bem pensados.

Uma das formas de tornar o ambiente mais agradável é através do “DESIGN BIOFÍLICO”. Já ouviu falar?

O termo Biofilia vem do grego bios, vida e philia, amor, que significa “amor pela vida”, no sentido de natureza, pois acredita-se que os seres humanos têm uma ligação emocional com a ela. Essa ligação é instintiva, afinal o homem até pouco tempo atrás sempre viveu em contato direto com a natureza, já que a vida em centros urbanos é recente na história da humanidade.

A Biofilia foi incorporada à arquitetura devido a necessidade humana de contato com a natureza e com as práticas sustentáveis. Criar espaços com eficiência energética e menor impacto ambiental que incorporam características naturais ajudam as pessoas a se sentirem confortáveis e inspiradas, realmente vivas e envolvidas nos lugares onde trabalham, aprendem e se restabelecem.

Alguns benefícios da Biofilia:

  • Redução de estresse
  • Redução da frequência cardíaca
  • Melhora da memória
  • Melhora da circulação
  • Melhora do humor

Mas engana-se quem pensa que Design Biofílico é simplesmente incorporar plantas ao ambiente, como pensam muitos profissionais.

Design Biofílico vai muito além, pois dentro da Biofilia podemos adotar estratégias Diretas, Indiretas ou ainda Experiências Espaciais Naturais.

Quer saber mais sobre essa estratégia projetual que pode te ajudar a ter um ambiente melhor? Venha conversar conosco que adoraremos esclarecer suas dúvidas e quem sabe projetarmos um ambiente que possa trazer muitos benefícios para você e sua família.

Gostou deste texto? Curte e compartilha.

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar