Blog de arquitetura e design da Libertà

O design e suas cores

O design e suas cores

por Anna Niemeier - Designer

Responda rápido: qual cor define você?  Como essa cor faz você se sentir?

Você conseguiu pensar em apenas uma cor para a pergunta acima? Ou se perguntou o porquê ela ser a cor que melhor representa o que você sente, gosta ou se identifica mais? Parece uma pergunta simples, mas ao mesmo tempo ela nos mostra muito além do que percebemos. 

 

As cores sempre estiveram presentes em nossas vidas, na natureza, nos objetos, em cada item a nossa volta, mas o que nem sempre nos damos conta é o que nos motiva a gostar mais de algumas do que de outras, ou o porquê que elas nos proporcionam sentimentos, sensações e ideias específicas.

 

Para que possamos entender um pouco desse universo colorido, é interessante que lembremos do trabalho de Johann Wolfgang von Goethe, que iniciou um estudo a respeito das sensações das cores e como elas surgem em nossa mente, através das nossas percepções e da forma como o nosso cérebro processa essa visão. Assim como, Goethe, outro importante nome no campo de estudo da relação entre cores e percepções é o de Eva Heller, que publicou o livro “A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão”, que é o resultado de uma pesquisa com mais de 2 mil pessoas, de diferentes gêneros, idades, culturas e classes sociais; culminando na síntese de que as experiências vivenciadas de cada indivíduo estão diretamente ligadas a nossa linguagem de interpretação do mundo como um todo, assim como em relação as cores e suas sensações e percepções no cotidiano.

 

Em cada um de nossos projetos buscamos a interpretação do que é importante aos nossos clientes, como cada item pode ressoar no seu uso e convívio diários, logo, as cores tem papel de grande destaque. Seja através da neuro arquitetura que se aprofunda com propriedade neste tema, ou do feng shui que atrela a fluidez dos ambientes com as cores mais apropriadas, estamos sempre em busca do equilíbrio entre o ser e o sentir. Cada projeto é exclusivo por si só, assim como cada emoção é sentida e vivenciada por cada um de nós.

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar