Blog de arquitetura e design da Libertà

Revolução em seis peças

Revolução em seis peças

por Anna Niemeier - Designer

Quando pensamos na palavra revolução, já temos como ideia inicial que nos referimos a algo que é forte, agressivo e que vem com grande impacto trazendo a mudança como consequência. Porém, quando nos falamos da revolução que a cadeira Thonet proporcionou a indústria do design, foi de forma contrária a qual inferimos em um primeiro momento. Mas, você tem ideia da importância dessa cadeira, e como ela revolucionou toda indústria?

Vamos começar falando um pouco da história de seu fundador, o marceneiro alemão Michael Thonet, que desde 1819 começou a fabricar e comercializar móveis. Já por volta de 1830 ele inicia seus primeiros testes com madeira envergada, trazendo assim formas, volumes e composições até então inimagináveis através dessa técnica. A sua forma de produção consistia em aquecer a madeira a 100° através do vapor, depois ele a conformava com vários moldes de ferro especiais, e então ela permanecia exposta a um calor de 70° por mais de 20 horas, o que garantia sua curvatura e estrutura firme.

 

 

Thonet teve seus móveis muito bem aceitos na alta corte imperial austríaca. Em 1853 ele passa seu negócio a seus cinco filhos, que em 1859 começam a comercializar e produzir a tão famosa cadeira Thonet, entre outras peças de grande sucesso.

 

 

Ela pode ser uma cadeira simples em sua forma e composição a partir de uma primeira impressão, mas é justamente sua simplicidade que lhe dá força e destaque. Composta apenas de seis peças e fixada com seis parafusos, ela é passível de ser produzida em larga escala, algo até então considerado improvável para a época. Com a facilidade de montagem, elementos leves e compactos, as cadeiras podiam ser transportadas com facilidade para qualquer lugar, o que barateava os custos e possibilitava a venda com um preço justo e abaixo do comum para a época. Não podemos esquecer um dos pontos mais importantes também, a eficiência de sua forma, e o conforto que ela possibilitava aos seus usuários, tornando-a a preferida dos bares e restaurantes de todo o mundo. Por conta dessas qualidades, a estimativa é que até o ano de 1930 mais de 50 milhões de cadeiras já haviam sido comercializadas, proporcionando assim o título de primeiro exemplo de mobiliário industrial do mundo.

Até os dias de hoje podemos encontrar modelos semelhantes a cadeira original. Com variações de cores, formas e elementos. A cadeira Thonet é atemporal, nos permite viajar ao passado estando no presente, e além do mais, ela nos mostra que uma revolução pode ser feita em pequenas partes, como por seis peças e seis parafusos.

 

 

E você sabia de tudo isso a respeito da cadeira Thonet? Gostaria de ver mais sobre peças com design que mudaram o mundo? Conte pra gente! 

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar