Blog de arquitetura e design da Libertà

Blindsight: ver sem enxergar

Blindsight: ver sem enxergar

por Arq. Daniele Biessek

Você sabia que a visão não se dá apenas através dos olhos? Isso mesmo!

A visão, como conhecemos, é o processo em que a parte do cérebro chamada de córtex occipital transforma em imagens os estímulos captados pela retina. Porém, há uma outra forma de enxergar o ambiente mesmo sem vê-lo. Há um processo chamado de blindsight, ou visão cega, que é a “visão” sem enxergar. Como assim? A visão cega é todo o processo da visão no cérebro e não apenas do olho. Ou seja, a pessoa cega consegue ter a percepção do ambiente mesmo sem enxergá-los, pois o olho capta este espaço e o processa em outra região do cérebro. Em resumo, na chamada visão cega não há, no cérebro, a criação da imagem daquilo que está sendo visto.

Ok, mas e o que isso tem a ver com arquitetura? Tem muito a ver!

A visão cega é a capacidade que temos de responder aos estímulos dos ambientes sem percebê-los. 

Já aconteceu com você de estar em um local e uma lâmpada começar a “piscar” e depois de um determinado tempo você nem percebe mais aquilo? Pois então, a lâmpada não parou de piscar, você apenas se acostumou com aquele estímulo e não o percebe mais, porém aquilo continua fazendo mal a sua saúde, podendo gerar cansaço físico e mental, crises de ansiedade, entre muitas outras coisas.

Outro aspecto diretamente ligado à arquitetura: excesso de estímulos, seja por revestimentos 3D ou papéis de parede com muita informação, podem ser muito prejudiciais para pessoas com transtornos de ansiedade ou depressão, por oferecerem muitos estímulos imperceptíveis às pessoas que ali passam muito tempo. 

Isso sem falar de cores, plantas, vistas para o exterior do ambiente, entre tantas outras percepções inconscientes que inclusive são abordadas no feng shui. O espaço como um todo nos afeta, pois o nosso cérebro capta tudo que está ao nosso redor. Um ambiente pode estar nos fazendo bem ou mal, e nem nos damos conta.

Por isso, é tão importante entender de pessoas para projetar qualquer ambiente, pois somos, de certa forma, responsáveis por como este ambiente que estamos projetando vai interferir na sua saúde. 

Arquitetura e design é muito mais do que projeto, é ter o poder de materializar curas ou doenças para quem vai ocupar aquele espaço.

Llink de um vídeo explicativo sobre o que é Blindsight:

https://www.youtube.com/watch?v=pZBwLNYzgO4

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar