Blog de arquitetura e design da Libertà

Conceitos importantes no Feng Shui

Conceitos importantes no Feng Shui

por Arq. Bruna de Marchi

O Feng Shui é uma técnica complexa que, se aplicada de forma correta, pode trazer muitos benefícios na vida das pessoas.

Temos alguns conceitos que são a base norteadora de todo o processo de aplicação e consultoria de Feng Shui.

Vou falar aqui de alguns deles para você já ir se familiarizando e conhecendo um pouco mais de todo esse conhecimento milenar.  

 

Baguá

Feng Shui: 12 dicas para aplicar essa arte em seu escritório

O Baguá é um mapa energético que aplicado sobre a planta baixa define as áreas relacionadas com as áreas da vida. Ele é utilizado para harmonizar a energias dos ambientes. Literalmente Ba significa oito e guá significa lados.


Utilizamos o Baguá do céu posterior em formato octogonal, mas quando aplicado sobre a planta baixa tem formato retangular ou quadrangular, adaptando-se para o mundo material e o quadrado é a forma mais estável. Ele é dividido em nove áreas, os oito lados mais o centro: amigos, trabalho, sabedoria, família, prosperidade, sucesso, relacionamento, criatividade e saúde.

Fazendo uma analogia com a acupuntura, o mapa de meridianos utilizado para encontrar os pontos certos no corpo tem a mesma função que o Baguá, que vai seguir uma proporção para localizar as áreas de energias na casa.

O Baguá é o principal elemento para se projetar seguindo as diretrizes do Feng Shui, a partir de sua aplicação que pode ser realizada em casas, apartamentos, escritórios, mesas de trabalho e até mesmo na cama. Essa aplicação irá abranger vários aspectos como no layout, na localização dos ambientes, nas cores, nas texturas e nas formas.

Ainda, cada guá do Baguá possui um elemento, uma forma e uma cor que contribuem para a harmonização desses espaços com a falta de equilíbrio, e cada um deles tem relação com alguma área da nossa vida.

 

Posição de comando

Sala de estar pequena: 80 projetos funcionais, elegantes e criativos

Esse é o nome dado a principal orientação de posição no Feng Shui. A posição de comando é quando a pessoa fica de frente para a porta de entrada do ambiente, de modo que consiga ver quem entra e sai do espaço, devem estar protegidas por paredes atrás da pessoa e sem janelas nas costas.

E como no ambiente, a pessoa vai ter a mesma sensação na vida, quando ela se coloca na posição de comando, vai se sentir no comando da própria vida e vai encarar a vida de frente. Vai perceber que é responsável por suas escolhas e o que acontece ao seu redor.

Os locais que são importantes a pessoas estar na posição de comando são: cama, sofá, fogão, lugar que senta na mesa de jantar e mesa de trabalho.

 

Bloqueios

Hall de Entrada Pequeno: +57 Dicas e Modelos para se Inspirar

Ao aplicar o Feng Shui nos ambientes uma das primeiras avaliações é com relação à circulação de energia, se ela flui livremente e chega em todos os espaços igualmente.

Consideramos a circulação como o caminho que a energia, o ar e as pessoas fazem ao longo de todo o espaço disponível. Sempre que um fluxo natural é interrompido, o desequilíbrio acontece, isso chamamos de bloqueio.

Então todo objeto, móvel ou parede que estiver dificultando, impedindo a passagem e também a visão torna-se um bloqueio que precisa ser resolvido.

Paredes em hall pequenos, a lateral de um armário logo em frente a porta, a parede grudada na frente da mesa de trabalho, tudo isso e muito mais são os ditos bloqueios que abominam o Feng Shui do espaço.

 

5 elementos

Teoria dos 5 elementos - Conceitos Básicos - Feng Shui | Mais Feng Shui

São os 5 elementos básicos encontrados em nosso planeta que ajudam a proporcionar uma energia mais vigorosa e intensa em qualquer espaço. São eles: fogo, terra, água, madeira e metal.

Esses cinco elementos são a base da medicina tradicional chinesa, por isso são muito importantes no Feng Shui. Eles são poderosos, uma vez que estão associados à natureza, no qual se deslocam para dentro, para fora, para cima, para baixo e giram, construindo uma qualidade favorável de energia vital para amparar a saúde, a riqueza e a felicidade das pessoas que vivem nos espaços.

Para garantir um bom equilíbrio energético em todos os ambientes é importante contar com a presença destes cinco elementos na decoração tornando a vida energeticamente equilibrada.

As pessoas também tem os 5 elementos, no entanto um deles se sobressai, determinando pontos sensíveis no corpo físico e características própria de personalidades. Dependendo do seu elemento principal, você pode criar um espaço personalizado que beneficie a sua personalidade e seus objetivos.

E é por esse motivo que não existe uma casa perfeita pelo Feng Shui, mas sim casas que se harmonizam com a energia de cada pessoa que mora nela.

 

Envelopes vermelhos

China - Cash subsidy in 'red envelopes' for Chinese New year - Telegraph  India

Antigamente, na China e em outros países asiáticos, era costume recompensar os bons conselhos dados por monges e sábios através do oferecimento de dinheiro envolto em tecidos vermelhos. Esta tradição foi incorporada no Feng Shui como demonstração de apreço e respeito.

A troca dos envelopes é um ritual utilizado pela escola de Feng Shui do Chapéu Negro no momento da consultoria onde serão passadas soluções e curas para os problemas encontrados nas plantas baixas. Dentro dos envelopes são colocadas quantias simbólicas em dinheiro, que ficam a cargo da consultora destina-lo para o que achar necessário.

A cor vermelha dos envelopes representa a boa sorte e a boa fortuna, mas também é um símbolo de proteção energética. Esta é a cor que representa o elemento fogo, que limpa e transmuta essa troca energética feita durante a consultoria de Feng Shui.

Por isso os envelopes vermelhos são usados também como uma forma de oferecer proteção tanto para quem dá quanto quem os recebe.

 

Reforço dos 3 segredos

Reforço dos 3 Segredos - Feng Shui - Espaço do Equilíbrio

Este é um ritual muito poderoso no Feng Shui para ativação de todos os equilíbrios passados na consultoria. É a forma de reforçar a intenção e dar mais energia para o que precisamos fazer. Reúne o poder da fala, do corpo e da mente e é composto por três etapas:

  • mudra: gesto com as mãos para acalmar a mente e o coração, trazendo paz e harmonia. Mudra de acalmar o coração: feito com a mão esquerda sobre a direita e unindo os polegares em concha (demonstrado na imagem acima);
  • mantra: repetir 9 vezes o mantra sagrado: om ma ni pad me hum, ou alguma oração que faça sentido e tenha poder para você;
  • mente: mentalizar o motivo de estar fazendo a cura, todas as mentalizações devem ser visualizadas como se os desejos e pedidos já tivessem sido realizados e atendidos. Sempre no tempo presente. A mentalização é parte importante do processo, para que tudo aquilo que você deseja se realize e se concretize com sucesso

 

O Feng Shui tem como objetivo principal trazer melhorias para sua vida. Estes são só alguns conceitos importantes, como mencionei, o Feng Shui é uma técnica milenar e complexa, são muitos detalhes que precisam ser observados.

Então se quiser saber mais e aproveitar os benefícios do Feng Shui, entre em contato conosco.

 

Clicando no link a baixo você pode descobrir qual seu elemento principal.

http://bit.do/descubra-seu-elemento

 

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar