Blog de arquitetura e design da Libertà

Design exclusivo e suas vantagens

Design exclusivo e suas vantagens

por Anna Niemeier - Designer

Qual a primeira coisa que lhe vem à mente, quando você pensa em design exclusivo? Que é algo oneroso? De difícil acesso? Que não é essencial e nem fundamental, afinal, você encontra tudo que busca na internet. Independente da sua resposta, todas essas opções, e mais algumas, sempre acabam passando por nosso pensamento, quando pensamos em fazer algo exclusivo.

O design parte da necessidade humana por algo, tudo que é criado tem o seu porquê, sua função. Isso não quer dizer que tudo terá uma lógica, e que ela será clara para todos, tampouco da mesma forma. O ponto principal é que cada ideia tirada do papel, é algo que alguém, em algum momento precisou, e então surgiu sua real necessidade de torná-la real e concreta.

Mais do que apenas suprir a necessidade humana, o design vem com o intuito de expressão das emoções e sensações. As peças criadas para cada projeto são baseadas em quem irá de fato usufruí-las, aliando sempre a funcionalidade na criação, harmonia estética, conforto e durabilidade. Assim, cada pessoa pode de fato ter algo único e exclusivo. Por exemplo, quais as vantagens de investir em móveis sob medida? Apenas alguns armários, prateleiras, bancadas, painéis e outros itens já solucionariam toda a demanda da maioria das pessoas e suas casas. Porém nós investimos, pois queremos praticidade, queremos ter a tranquilidade de saber que cada espaço foi pensado em nós e por nós, e será bem aproveitado. Assim, você não vê isso como algo oneroso, mas sim como algo que representa a sua própria forma de organização do lar.

Com peças exclusivas de design não é diferente. Pensamos em algo novo que será funcional, que terá um propósito em todo o contexto da decoração, que seja símbolo do que acreditamos ser essencial naquele ambiente, e até mesmo uma representação do nosso próprio interior. Isso se dá através da autenticidade de cada objeto. Mais do que uma personalização, é uma forma de expressão individual.

Certo. E então, quais as vantagens? Bem, e se você se sentisse mais e mais conectado ao seu espaço? Sentindo como se ali fosse o seu refúgio, o seu porto seguro? Uma das maiores vantagens é justamente essa, aliar a necessidade do objeto em si, com a nossa necessidade de identificação com o meio ao qual estamos inseridos. Quando estamos em um lugar desconfortável, acabamos por nos sentirmos deslocados, sem tranquilidade e muito menos bem estar, agora, com pequenos itens que nos tragam a sensação de lar, de acolhimento, de proteção, nossas percepções mudam completamente, logo, toda nossa saúde tende a melhorar de forma geral.

Comece com pequenos movimentos, introduza pequenas peças e itens de decoração em seus ambientes, coisas que lhe sejam úteis e tragam uma representação da sua essência para o seu espaço. Com o tempo observe como você se sente com essas mudanças, e então reflita se conseguiria se sentir da mesma forma como era antes, se tem as mesmas percepções e sensações. A beleza do design consiste exatamente nisso, em descobrirmos que precisamos de algo que nem sabíamos o que era.

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar