Blog de arquitetura e design da Libertà

Organizando o externo para refletir no interno

Organizando o externo para refletir no interno

por Anna Niemeier - Designer

Quem nunca parou e pensou “preciso parar e organizar isso, pois está uma bagunça” “ainda não arrumei aquilo, mas assim que sobrar um tempinho vou ajeitar”, ou então “onde será que está aquele documento/objeto/roupa?”. Pois é, todos nós em algum momento da vida acabamos tendo esse dilema “organizacional”, mas e como o design pode auxiliar a essa questão?

O design não é apenas a aplicação de um conceito ou ideia em móveis, objetos, marcas, roupas entre outras coisas, ele vai além, e nem sempre temos essa consciência. Quando estamos em um ambiente desorganizado, sujo e caótico, isso acaba por influenciar e muito todas as nossas percepções. Nós também nos sentimos caóticos internamente, e temos por muitas vezes a sensação de estarmos atrasados, perdidos, confusos e inquietos, sem nem ao menos termos uma razão racional para isso. Assim como nosso interior reflete no exterior, o oposto também ocorre, e é daí que partimos da ideia de que um ambiente organizado, limpo e harmônico pode reverberar tudo isso em nós também.

Certo, já compreendemos o início do assunto, mas ainda não ficou claro como o design pode nos auxiliar, não é?! Pois então, ele pode ser uma ferramenta valiosa e de muitas maneiras a ser aplicado, vejamos a análise do uso correto das cores, por exemplo, que quando aplicadas de forma adequada nos ambientes certos, nos permite ter as sensações corretas direcionadas para as atividades que pretendemos exercer nestes espaços. Outra forma de inserir o design nos nossos ambientes é quando temos itens condizentes com nossa personalidade aplicados nos espaços, pois nos sentimos seguros e “em casa”, o que gera conforto e a sensação de pertencimento ao espaço no qual estamos vivendo. Ressignificar objetos antigos de forma útil e agradável nos dá a sensação de perpetuação da nossa própria história, reforçando a importância da família e de momentos importantes que estão atrelados naquele objeto, e é possível fazer isso através do movimento D.I.Y., também chamado de “Do It Yourself” ou, em português, “faça você mesmo”. Processo esse em que você coloca suas habilidades a mostra, inovando, reutilizando e modificando aquilo que está a sua disposição da melhor maneira possível.

Agora, se você ainda está em fase inicial do projeto da sua casa, seja idealizando a distribuição dos cômodos na planta, ou já na fase de decoração, você pode ir pensando em como organizará seus principais itens, de forma que tudo fique ao seu alcance e organizado, ganhando o seu devido lugar de destaque. Algumas sugestões que damos aos nossos clientes é que pensem e criem espaços propícios aos objetos que serão utilizados em cada cômodo, nichos e prateleiras são boas opções de organização, assim como bancadas projetadas para cada uma das finalidades necessárias. Essas estratégias possibilitam que cada pessoa organize o seu espaço da forma que flui melhor para si e seus objetivos. Outro ponto interessante de ser explorado são as caixas e cestas para organização de itens pequenos, pois são formas práticas de organizar objetos menores e que ainda podem ser incorporados na decoração como um todo.

Enfim, inúmeras são as opções para a organização de um ou de muitos espaços, sejam eles residenciais ou com fins comerciais, o que é preciso para que isso ocorra da melhor maneira, é que cada pessoa que utilizará estes ambientes se sinta confortável e integrado ao local, para que essas sensações possam também estimulá-lo internamente, e assim haver um equilíbrio entre o interno e o externo, e vice e versa.

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar