Blog de arquitetura e design da Libertà

O futuro e o passado no aqui e agora

O futuro e o passado no aqui e agora

por Anna Niemeier - Designer

O que é o futuro para você? E qual sua descrição para passado?

 Cada um de nós tem uma definição própria para cada uma dessas perguntas, aqui, vamos falar um pouco sobre o futuro e o passado de alguns objetos. Mas não são quaisquer objetos, e sim aqueles que possuem significado, que foram sendo passados de geração em geração, até chegarem no aqui e agora.

 

Quando pensamos na criação de um objeto para uma determinada função, automaticamente nos vem a ideia de algo novo, gerado totalmente do zero, mas por acaso você já olhou para um objeto antigo, seja algum móvel ou item pessoal, e pensou em como poderia utilizar ele no futuro? Se existiria uma forma de transformá-lo para que se encaixe em uma realidade que ainda não existe e que venha a perdurar?

Quando nós designers projetamos, intencionamos significado em cada fase e detalhe do processo, queremos que nossa criação vá além do futuro que podemos conceber e imaginar, mas somos serem temporais, tudo muda o tempo todo, e logo nossas criações também serão substituídas por novas ideias e pensamentos.

 

Mais importante do que o significado da criação, é o próprio significado que o objeto irá adquirir com o passar do tempo. Todos os fatos e circunstâncias ao seu entorno podem agregar mais valor do que o seu próprio valor monetário, e por conta disso, muitas pessoas tem aderido a novas tendências de decoração, como a restauração dos móveis, atribuir uma nova função ou a aplicação do estilo vintage nos ambientes.

 

O mais importante, é que possamos encontrar o ponto de equilíbrio, tanto na função, quanto na harmonia do ambiente. Se você está planejando mudar sua sala de estar e jantar, por exemplo, e gostaria de uma nova cristaleira, pode pensar em adequar um antigo armário para isso. Serão necessários alguns ajustes e mudanças no móvel é claro, mas isso possibilitará que a peça seja única, diferenciada e exclusiva.

Já falamos anteriormente sobre manter os nossos espaços organizados, qual a sua importância para o bom fluxo energético da casa, e isso também se aplica ao fato de que muitas vezes acabamos por acumular itens de decoração e objetos que não usamos com frequência, e os quais sempre pensamos em dar algum destino e acabam apenas permanecendo aonde estão. E que tal se você olhar para os seus objetos agora, e se desafiar pensando em como pode ressignifica-los?  Quais deles poderiam ganhar um novo design ou uma nova função no seu lar?

 

Por fim, o ponto principal de todas essas observações, é que possamos transformar nossa casa em um lar, com detalhes que nos representem, e que cada objeto tenha e exerça sua função, para que sejam peças úteis e que facilitem nosso dia-a-dia. E quem sabe no futuro, esses mesmos itens possam ser olhados e utilizados de formas que nem podemos imaginar.

Ficou interessado em como mudar e ressignificar algo que você tem em casa e acaba não utilizando? Então é só entrar em contato que vamos mudar isso, no aqui e agora!

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar