Blog de arquitetura e design da Libertà

Neuroarquitetura e os cinco sentidos

Neuroarquitetura e os cinco sentidos

por Arq. Daniele Biessek

Segundo estudos, os seres humanos passam em média 90% do seu tempo tendo alguma relação com arquitetura, ou seja, em ambientes construídos, seja residencial ou comercial. Por isso a necessidade de criar espaços mais humanos, capazes de proporcionar saúde e bem-estar.

Apesar disso, a maioria das pessoas, inclusive muitos profissionais, ainda pensam que um bom projeto deve agradar somente aos olhos, ser esteticamente agradável, deixando de lado outras questões que influenciam e muito o bem-estar. E é isso que faz com que não nos sintamos à vontade em determinados ambientes, ou até mesmo em nossa própria casa. 

A percepção de um ambiente vai muito além do que os nossos olhos veem. A neuroarquitetura ajuda a entender a relação entre a arquitetura dos ambientes e as respostas que o nosso corpo e o nosso cérebro dão conforme a projeção dos espaços.

A neuroarquitetura engloba todos os sentidos ao projetar um ambiente: visão, audição, tato, olfato e paladar, pois não podemos nos limitar somente ao olhar -parte estética, mas explorar os elementos que estimulem cada um dos sentidos. Como por exemplo, ao projetar um piso de madeira: não é apenas a parte estética da madeira que estará presente, mas o próprio som ao se pisar neste piso, a temperatura dele e até mesmo o cheiro da madeira no ambiente vai estimulando os demais sentidos, trazendo ou criando memórias afetivas. Conseguir agradar todos os sentidos de acordo com as necessidades de cada cliente torna cada projeto único e personalizado.

Você sabia que 73% das pessoas que estão felizes com suas casas são felizes em suas vidas?

Como está a sua relação com a sua casa ou seu ambiente de trabalho? Tem algo neles que te incomoda? Gostaria de melhorar a sua relação com os ambientes onde passa a maior parte de seu tempo? Nós podemos te ajudar...

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar