Blog de arquitetura e design da Libertà

Durma melhor

Durma melhor com o Feng Shui

por Arq. Bruna de Marchi

O sono tem uma série de funções e é crucial para manter nosso organismo funcionando de forma adequada. Assim, ele mantém o equilíbrio psíquico, emocional, metabólico e restabelece a disposição para fazer as atividades do dia-a-dia.

Muito além de relaxar, a qualidade do sono está diretamente ligada à qualidade de vida do ser humano. Enquanto dormimos, nosso organismo realiza funções extremamente importantes: fortalecimento do sistema imunológico, secreção e liberação de hormônios, consolidação da memória, entre outras. 

O principal motivo para ter uma boa qualidade do sono é evitar doenças. Quando não dormimos bem podemos ter uma queda na imunidade, e isso pode ocasionar em uma maior chance de se infectar com gripes e resfriados. Segundo um estudo, pessoas que dormem menos de cinco horas por dia, tem 70% mais chances de contrair pneumonia. A pessoa que não dorme bem pode apresentar sinais de cansaço, ansiedade, falta de disposição e até mesmo nervosismo.

A melatonina é o hormônio responsável por regular nosso sono e nosso relógio biológico. Além disso, ela é antioxidante e fortalece o sistema imunológico. A deficiência de melatonina está associada à maior incidência de fadiga, insônia, depressão, obesidade e diabetes tipo 2. O ideal, portanto, é favorecermos a produção natural de melatonina pelo nosso próprio organismo.

Esse importante hormônio é produzido principalmente pela glândula pineal no cérebro, e em menor quantidade pelo pulmão, pele e intestinos. Mas apenas a primeira entra na corrente sanguínea, sendo distribuída pelo corpo. Por isso, precisamos cuidar do ambiente onde dormimos. Aí é que entra a arquitetura com Feng Shui. A melatonina é produzida naturalmente pelo nosso organismo, mas somente durante a noite e no escuro.

 

Feng Shui ajuda a dormir melhor

A qualidade do sono é um dos assuntos que mais tem se falado entre profissionais que estão preocupados com a saúde de seu cliente.

Muitas pesquisas estão sendo feitas sobre o assunto, em diversas áreas: neurociência, nutrição, inteligência emocional, desenvolvimento pessoal, alta performance, ... e na arquitetura com Feng Shui não podia ser diferente.

O descanso de qualidade restaura a vitalidade, elimina os resíduos cerebrais e ajuda no processamento de informações, efeito importante na hora de trabalhar. Apesar da alimentação, exercício físico, horários e outros fatores colaborarem para isso, existe um elemento que talvez você não tenha considerado: o ambiente do seu quarto.

Levando em consideração que passamos cerca de um terço da vida dormindo, seu quarto merece muita atenção. O estado de repouso te deixa tão suscetível à influência de energias que o quarto precisa ter certos cuidados para te ajudar a dormir melhor. Em relação a posição de comando, alinhamento do chi, relação com o banheiro, pontos de elétrica, o formato do quarto, iluminação, cores, elementos, ...

Durante o sono, o corpo entra em seu estado mais vulnerável para que o descanso, a restauração e a cura possam ocorrer. Por isso, o quarto impacta diretamente na saúde e harmonia da pessoa.

No Feng Shui, o quarto tem tanta importância que aplicamos o Baguá só nele. O quarto é o ambiente que tem influência mais rápida na nossa vida depois de aplicarmos o Feng Shui.

 

Principais pontos a se observar no quarto

 O princípio de Feng Shui mais comum no quarto é ter a cama na posição de comando. Isso permite que o ocupante veja e sinta – literalmente, energeticamente e metaforicamente – quem e quais oportunidades estão se aproximando. Um bom layout é ter visão de todo o quarto quando se está na cama, e não estar na direção da porta.

Arrumar a cama pode parecer algo pequeno e insignificante, mas um grande desenvolvimento dentro do seu consciente e subconsciente está evoluindo. Esse simples ato se torna a sua primeira realização do dia e só precisa de dois minutos do seu tempo. Isso cria uma mentalidade organizada, o que ajuda a reduzir o stress e aumentar a motivação. Também significa respeito próprio, porque você usou um tempo para preparar a sua cama. É um pequena parcela de amor próprio.

Abrir as cortinas e janelas durante o dia, se o tempo permitir, é um ótimo hábito para se ter também, deixar o exterior entrar. Isso ajuda a refrescar a energia deixando a luz natural e o ar fresco filtrar o seu quarto. 

Guardar coisas embaixo da cama, pelo Feng Shui, pode obstruir o seu padrão de sono porque não tem circulação de ar embaixo da cama, então o movimento da energia não fluirá uniformemente. Se você precisa guardar itens embaixo da cama, tenha consciência qual conteúdo emocional está associado a ele. Alguns itens, como roupa de cama, roupas e toalhas, são melhores para guardar do que outros.

Cores são outro fator bem importante que o Feng Shui observa, cores estimulantes, como o vermelho e o amarelo, podem deixar a pessoa muito agitada. Cuidado também com as tonalidades extremamente escuras, pois podem causar um efeito desanimador no ambiente.

Mesmo que seja prático ter uma televisão no quarto, saiba que as ondas que esse equipamento emite são maléficas para a energia do quarto e para o seu sono. O ideal é deixar o cômodo livre de aparelhos eletrônicos ou, pelo menos, com eles bem afastados da cama.

 

Outros pontos importantes que devem ser avaliado caso a caso:

  • cama fora do alinhamento do chi;
  • não coloque a cama de costas para janela;
  • não tenha livros no quarto;
  • não ter o home office no quarto;
  • não coloque a cama na parede do banheiro;
  • não coloque a cama na direção da porta do banheiro;
  • tenha uma cabeceira solida e fixada na cama;
  • não coloque objetos em cima da cabeceira, móvel ou prateleiras.

E ao contrário do que muitos falam por aí, espelhos são bons no quarto, até são utilizados em algumas curas. Então pode ter à vontade.

 

Nossa cultura valoriza o estado de estímulo permanente, e temos dificuldade em perceber a importância dos momentos de descanso para a nossa saúde, e até mesmo para a nossa boa produtividade no dia seguinte.

Manter o equilíbrio e uma boa saúde física, mental e emocional é muito mais vantajoso do que tentar curar problemas de saúde depois que eles se manifestam no corpo. O Feng Shui tem diretrizes para a disposição, decoração e manutenção do seu quarto, que vão elevar a qualidade do seu sono.

Para saber mais entre em contato. Ficaremos gratas em te ajudar.

 

 

 

Referências:

A importância de dormir bem - matéria da revista online Espaço Aberto

Qual a importância de ter uma boa qualidade do sono? - matéria do site livasaude.com.br

Feng Shui para melatonina - matéria do site terra.com.br

Feng Shui no quarto pode te ajudar a dormir melhor - matéria do site casa.abril.com.br
 
<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar