Blog de arquitetura e design da Libertà

5 formas simples de ajustar a energia na sua casa

5 formas simples de ajustar a energia na sua casa

por Arq. Bruna de Marchi

Você já se perguntou se tem como incorporar o Feng Shui de forma que fique bonito e do jeito que você gosta?

Afinal você não quer que sua casa pareça um templo chinês para ter equilíbrio e harmonia depois de aplicar as técnicas certas de Feng Shui não é mesmo!

Independente de crenças, existem conceitos interessantes no Feng Shui que podem ser aplicados e com certeza vão melhorar a qualidade de suas vidas.

Seja em uma casa, apartamento ou simplesmente no seu quarto, uma coisa é certa: queremos chegar em casa após um dia inteiro de trabalho e poder recarregar as energias em um ambiente com boa vibração, um local de sossego, relaxamento, paz e harmonia. Este é o objetivo do Feng Shui.

Deixar nosso lar harmonioso é muito essencial e o Feng Shui é a técnica perfeita para trazer essa harmonia para dentro de sua casa.

Vamos ver agora formas simples de você já ir incorporando-o na sua vida até chegar o seu momento de certo de fazer a transformação completa com o Feng Shui.

 

1- Detox

Antes de qualquer outra coisa para iniciarmos a transformação de acordo com o Feng Shui, é necessário limpar os restos de energia antigos e ruins que estão no espaço para criar uma base forte e poderosa.

Pode parecer um conceito simples, mas não fácil de realizar e manter. Ter em casa muitas coisas acumuladas e sem uso pode nos aprisionar no apego e nos sufocar dentro de nossos próprios espaços. E lembrando que bagunça invisível ainda é bagunça. Então aquele armário que cabe muita coisa ou o que você guarda embaixo da cama precisa estra em ordem.

A desorganização bloqueia o fluxo natural da energia, que como consequência, vai estagnar ou bloquear áreas específicas de sua vida, dependendo de onde esta desordem se encontra em sua casa.

As limpezas energéticas devem ser usadas depois de fazermos aquele detox em casa, elas vão deixar os ambientes mais leves e agradáveis, pois retiram as cargas energéticas sutis e negativas impregnadas e acumuladas no ambiente.

Depois da realização de uma limpeza energética a sensação de bem-estar é imediata. Para essa limpeza você pode usar o sal grosso, óleos essenciais, incensos, aromaterapia e músicas, que vão ajudar a transmutar as energias ruins.

 

2- Circulação da energia

A energia chi caminha pelos espaços como se fosse uma pessoa, ela precisa circular tranquilamente sem esbarrar em nada pelo caminho.

Para isso, caminhe por toda a sua casa e retire todos os móveis, plantas ou decoração que você encontrar que estiverem atrapalhando a circulação e que você precisou desviar para poder circular tranquilamente.

A distribuição incorreta de seu mobiliário da sala, por exemplo, pode resultar em uma redução de fluxo de energia, gerando energia estagnada, parada e atraindo até mesmo dificuldades na vida. É preciso salientar também que os móveis devem ser proporcionais ao tamanho de seu espaço para não passar aquela sensação de sufocamento do ambiente.

 

3- Cores

Quando pesquisamos sobre o Feng Shui encontramos muitas referências sobre as cores que devem ser usadas nos espaços. Na verdade, a cor que você escolhe para cada espaço é tão importante para atrair as boas energias quanto a vibração que essa cor emite, fazendo você se sentir bem ou mal em seu lar.

Cada cor possui uma intenção no Feng Shui e transmite diferentes sensações, se usadas de forma correta vão alavancar muito na melhoria da energia.

Utilizamos as cores de acordo com os 5 elementos (água, terra, madeira, fogo e metal), os ciclos de construção que intensificam as energias destes elementos, que são específicos em cada área do Baguá.

Para saber qual cor certa devemos usar, precisamos fazer a aplicação do Baguá na planta baixa, localizar os guás, incorporar a cor do elemento com o uso do local e, o mais importante, o gosto de quem vai usar aquele espaço.

Sabemos que a paleta de cores é imensa, só precisamos encontrar o seu tom certo.

 

4- Plantas

Já conhecemos o poder da natureza nas nossas vidas, e além de melhorar a estética de um espaço, as plantas convidam a energia da natureza para entrar em nossa casa.

De acordo com os princípios do Feng Shui, as plantas e flores podem nutrir e curar a sua energia pessoal, pois são fontes de energia benéfica, que trazem para nossa casa as boas vibrações da natureza. Mas para elas trazerem todo esse poder, precisam ser mantidas saudáveis.

Em geral, a maioria das plantas é ótima para o Feng Shui, aqui está uma lista de algumas das melhores e mais auspiciosas plantas que você pode convidar para ocupar o seu espaço: bambu da sorte, lírio da paz, espada se são Jorge, jibóia, dracenas, zamioculca, arvore da felicidade, dinheirinho em penca e antúrio.  

 

5- Decoração

O Feng Shui pode ser usado na decoração de sua casa, com o objetivo de criar um lar amoroso, solidário, divertido, leve e feliz. Busque sempre o equilíbrio mantendo os padrões e as cores de sua decoração em harmonia.

  Não tenha excesso de uma única textura ou cor, um ambiente harmônico e agradável é aquele que possui os 5 elementos em equilíbrio, sem excessos e nem falta de nenhum deles. Como já comentei, os elementos são representados por cores, possuem formas geométricas para cada um, mas podem ser usados em sua essência também.

Coloque na decoração da sua casa coisas que sejam agradáveis aos seus olhos, que você goste e se sinta bem, como objetos e imagens que tragam boas lembranças. Fraser positivas e fotos de momentos felizes também são ótimos para melhorar as energias.

E lembrando de manter sempre sofá, cama, fogão e mesa de trabalho na posição de comando, o que vai deixar o espaço muito mais convidativo.

 

Essas são formas simples, e que até já utilizamos do dia-a-dia, para melhorar a energia dos espaços, só que não percebemos. Para intensificar isso coloque boas intenções nesses pontos da decoração.

Então, você já utiliza alguma delas? Conta pra gente.

<div>Conheça nossos serviços</div>

Conheça nossos serviços

E venha projetar seu sonho na Libertà!
Símbolo Whatsapp Atendimento pelo WhatsApp!
online
Avatar